Sobre a Madeiras Salamoni Ltda.



A Empresa Salamoni, fundada em 8 de abril de 1944 por José Antonio Salamoni, instalada na localidade do Km 33, estrada para Palmas, município de Caçador, estado de Santa Catarina, região Sul do Brasil, iniciou suas atividades num estabelecimento praticamente artesanal, no qual o trabalho braçal e o uso da força de semoventes era característica predominante no processo de extração e de industrialização rudimentar da madeira de pinheiro. Tal atividade empresarial, com o passar do tempo, desenvolveu-se e adaptou-se às circunstâncias de cada época com o empenho de Salamoni e filhos.

A fase de exploração do pinheiro, imbuias e canelas durou, aproximadamente, 40 anos. Durante esse tempo, o espírito empreendedor do fundador foi passado à sua geração, que, juntamente com ele, manteve este lema: trabalho, perseverança e honestidade.

Calcada nesses princípios e com a participação efetiva de seus colaboradores, a empresa, da serraria movida à força de uma bica d’agua, passou a usar o vapor como força motriz, o caminhão para o transporte de toras em substituição aos semoventes, a motosserra no lugar do machado e, paulatinamente, a força braçal reduziu-se pela implementação gradativa de novos equipamentos, quer na exploração quer na industrialização.

No entanto, por força do movimento em prol da preservação ambiental, paralisou-se a produção de madeira serrada das árvores até então em uso a fim de iniciar a serragem e a industrialização de árvores de pinus, ou seja, como visionários, os fundadores perceberam logo que a exploração descontrolada das reservas nativas da região e a difícil e demorada regeneração das mesmas impunha uma mudança de postura para garantir, no futuro, a continuidade do empreendimento. A partir de então, e como uma das pioneiras, a empresa passou a acreditar e a investir maciçamente no reflorestamento de pinus.

Copyright © 2017 Madeiras Salamoni Ltda. All rights reserved.